Clube Conversa

Alexandre Bouza em papo com Joanna Monteiro

07.07.20

Joanna Monteiro, presidente do Clube de Criação, está de volta ao espaço Clube Conversa, no canal TV Clube de Criação, do YouTube, trocando ideias agora com Alexandre Bouza, head de O Boticário.

Em tempos de pandemia, o papo rolou via Zoom.

A dupla abordou diversos assuntos, em pouco mais de 60 minutos de prosa.

Abrindo o papo, Bouza contou sobre sua ligação com a marca "quem disse, berenice?" e também relembrou sua passagem pela extinta DM9DDB.

Em seguida, falou sobre posicionamentos que a marca vem assumido, relembrando campanha de Dia dos Namorados de 2015, que mostrava um casal homoafetivo e que gerou polêmica e alguns pedidos de boicote à marca (cerca de 20 consumidores fizeram queixa ao Conar por considerarem a peça "desrespeitosa à sociedade e à família" - leia mais aqui).

"A gente tem a responsabilidade, quando constrói uma marca que quer criar empatia com as pessoas, de assumir pontos de vista. Não dá para achar que tudo bem ser neutro e que assim vamos gerar conexão. O que gera conexão é a humanidade da marca, não é o fato de ser perfeita ou neutra. As marcas mais legais são aquelas que tentam mudar o mundo para melhor. Nós, como marca de beleza, tentamos propor uma forma mais abrangente do significado da beleza e das conexões entre as pessoas. As marcas que se posicionam e acreditam no que estão comunicando conseguem garantir consistência ao longo do tempo", destaca Alexandre.

E ele completou: "Anos atrás, quando comecei a trabalhar no mercado de beleza, me incomodava muito parecermos estar na Suécia: só havia loiras de olhos azuis nas campanhas. Nós acreditamos que o mais legal é que as pessoas busquem a melhor versão delas próprias, independentemente de biotipo, raça ou orientação sexual".

A dupla também falou sobre responsabilidadesustentabilidade, outros pilares fortes para O Boticário, e sobre os focos da Fundação Boticário, dentre eles a preservação de energia; embalagens recicláveis, com projeto de logística reversa; e a não contaminação da água.

Em relação à diversidade da mulher brasileira, Alexandre conta sobre a preocupação da empresa em ter, por exemplo, uma linha de maquiagem que atenda a todas. "Acho que já fizemos muita coisa, mas ainda temos muito por fazer. Por conta da miscigenação, o espectro de cores de pele que temos no Brasil é bastante diverso. Mas sinto que a gente vem fazendo um bom trabalho".

Bouza também comentou sobre a importância da experiência para o consumidor, e de uma flagship que está para ser inaugurada, em São Paulo, bem como o Boticário Lab, já aberto em Curitiba.

Destaca ainda os desafios de realizar uma produção durante a pandemia e a reinvenção que isso causou no mercado.

Vai perder esta conversa? Nunquinha.

E não deixe de se inscrever no canal do Clube no Youtube.

Semana que vem tem mais.

Aproveite e espie vídeo anterior, com Fernando Machado, CMO Global do Burger Kingaqui.

Com Danielle Bibas, vice-presidente de marcas, comunicação e cultura corporativa da Avonaqui.

Com Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da PepsiCo Foods, divisão de Snacks, aqui.

Com Frank Pflaumer, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, aqui.

Com Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev, aqui.

Com Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, aqui.

Com Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo, aqui.

Com Fred Battaglia, diretor de brand marketing communication para a América Latina da Fiat Chrysler Automobiles (FCA).

Com Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour, aqui.

Com Eduardo Schaeffer, Diretor de Negócios Integrados da Globo, aqui.

Com Igor Puga, diretor de marketing do Santander, aqui.

E com Paula Costa, vice-presidente de marketing da Diageo, aqui.

Clube Conversa