Clube Conversa

Patricia Pessoa (Samsung) em papo com Joanna Monteiro

16.07.20

Joanna Monteiro, presidente do Clube de Criação, está de volta ao espaço Clube Conversa, no canal TV Clube de Criação, do YouTube, trocando ideias agora com Patricia Pessoa, Director of Marketing & Communications da Samsung.

Em tempos de pandemia, o papo rolou via Zoom.

A dupla abordou diversos assuntos, em pouco mais de 60 minutos de prosa.

Abrindo o papo, Patricia conta sobre sua formação e sobre as empresas pelas quais passou anteriormente, como Fiat, Jeep e IBM. Ela fala em seguida sobre a importância da TV em tempos de Covid-19, onde ela ganha, mais do que nunca, o papel de hub de entretenimento.

Aliás, frente à pandemia, Patricia conta sobre o impacto que ela causou na Samsung logo que chegou ao Brasil, mas que foi se amenizando, pouco pouco, resultando em recuperação de vendas e em uma grande aceleração digital, por conta da migração dos consumidores para o online, inclusive as classes C, D e E.

A executiva destaca ainda que a Samsung tem expectativas positivas para este segundo semestre e que não reduziu em nada a previsão de investimentos. Acredita que todos sairão mais maduros desta crise e mais preparados para lidar com fortes intempéries.

Sobre o cuidado que a empresa teve ao lidar com seus funcionários na pandemia ela diz: "Por ser uma empresa coreana, foi mais fácil 'copiar e colar', afinal, a Coreia do Sul foi um dos primeiros países a enfrentar e sair desta crise bem, testando todo mundo e rastreando a doença", diz a executiva.

Já em relação aos consumidores, ela resume: "É nesta hora que você testa a força da marca e Samsung tem muito carinho das pessoas e é líder há 14 anos".

Também fala sobre o posicionamento da empresa frente à diversidade e sobre o monitoramento que a marca realiza para não deixar que suas campanhas sejam exibidas em plataformas que distribuam fake news.

Comenta ainda sobre como é ser diretora de marketing em um país com tanta desigualdade social. "Nosso desafio é acessar o maior número de pessoas. A economia precisa melhorar, mas é nosso papel como indústria tornar acessível a tecnologia para todo mundo, simplificando e barateando esta tecnologia de ponta. É um desafio grande, mas o brasileiro é muito tecnológico, gosta e quer o acesso".

Em termos de campanhas, Patricia conta que tinha uma de Dia das Mães pronta, mas que teve de ser engavetada por que não tinha o mood adequado frente ao cenário pandêmico. Veio então a campanha Conecte-se à sua casa, misturando material de arquivo com material captado. E ela detalha várias peripécias enfrentadas para fazer a comunicação ser produzida e sair do forno.

A executiva ainda destaca a importância das empresas abraçarem propósitos e posicionamentos: "As marcas, até uns anos atrás, não se posicionavam de forma alguma e as pessoas cobravam muito. Foi o comportamento digital que obrigou as marcas a se posicionarem. E eu aprendi vivendo que as marcas precisam sim se posicionar".

Vai perder esta conversa? Nunquinha.

E não deixe de se inscrever no canal do Clube no Youtube.

Semana que vem tem mais.

Aproveite e espie vídeo anterior, com Fernando Machado, CMO Global do Burger Kingaqui.

Com Danielle Bibas, vice-presidente de marcas, comunicação e cultura corporativa da Avonaqui.

Com Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da PepsiCo Foods, divisão de Snacks, aqui.

Com Frank Pflaumer, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, aqui.

Com Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev, aqui.

Com Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, aqui.

Com Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo, aqui.

Com Fred Battaglia, diretor de brand marketing communication para a América Latina da Fiat Chrysler Automobiles (FCA).

Com Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour, aqui.

Com Eduardo Schaeffer, Diretor de Negócios Integrados da Globo, aqui.

Com Igor Puga, diretor de marketing do Santander, aqui.

Com Paula Costa, vice-presidente de marketing da Diageo, aqui.

E com com Alexandre Bouzahead de O Boticário, aqui.

Clube Conversa