Clube Conversa

Fred Battaglia, da FCA, em papo com Joanna Monteiro

01.06.20

Joanna Monteiro, presidente do Clube de Criação, está de volta ao espaço Clube Conversa, no canal TV Clube de Criação, do YouTube, trocando ideias agora com Fred Battaglia, diretor de brand marketing communication para a América Latina da Fiat Chrysler Automobiles (FCA)

Em tempos de pandemia, o papo rolou via Zoom.

A dupla aborda diversos assuntos, em pouco mais de 50 minutos.

Fred fala sobre o impacto que a pandemia trouxe para a FCA e sobre como o marketing da empresa começou a se organizar, logo após a crise se instalar, pensando no que deve vir no pós-pandemia.

Para a empresa, o home office, por exemplo, era um tabu. Ele conta também que para as empresas automobilísticas o risco do erro é muito grande, já que elas vivem de projetos grandes e bastante caros, e um erro pode levar literalmente a empresa à falência.

Fred aborda o lançamento do novo Fiat 500, na Europa, carro totalmente elétrico, novo parâmetro de automóvel para a montadora, mas que sofreu por ter sua chegada em meio ao caos provocado pela covid-19. Como não houve o Salão de Genebra, a marca teve de ir para o centro de Milão, e gravou ali uma apresentação do carro.

O executivo também destaca as ações de apoio à sociedade no enfrentamento à pandemia, como a construção de um hospital de campanha em Betim (MG). "Foi uma ajuda real e tangível para a sociedade", sublinha Fred.

A dupla fala ainda em resultados, eficiência e em como lidar com um período de abrupta queda de vendas, principalmente para o mercado automobilístico, que teve suas concessionárias fechadas e passou a focar no atendimento online e no preenchimento de cadastros, para futuras abordagens. A empresa tinha cerca de 50% de seus cadastrados não contatados e, hoje, 100% de seus cadastrados foram acessados pelos concessionários e a relação se estreitou. "A crise deu uma acelerada boa na crença da rede na digitalização e o vendedor entendeu que o canal digital é fundamental, e vale atender bem quem se cadastra pela internet".

E Fred destaca: "Passou o fundo do poço e vem vindo a luz no final do túnel. Hoje, já temos em algumas concessionárias até 50% das vendas da pré-crise, e, em média, entre 25% e 35% das vendas anteriores ao início da pandemia".

O papo também aborda a participação da empresa no Big Brother Brasil, em ano de enorme audiência do programa, por conta da crise. E o lançamento do novo Strada, que chegaria ao mercado em abril. Os dois também falam sobre o primeiro SUV da marca, que está para eclodir por aqui em 2021.

A conversa está imperdível.

E não deixe de se inscrever no canal do Clube no Youtube.

Semana que vem tem mais.

Espie também vídeo anterior, com Fernando Machado, CMO Global do Burger Kingaqui.

Com Danielle Bibas, vice-presidente de marcas, comunicação e cultura corporativa da Avonaqui.

Com Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da PepsiCo Foods, divisão de Snacks, aqui.

Com Frank Pflaumer, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, aqui.

Com Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev, aqui.

Com Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, aqui.

E com Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo, aqui.

Clube Conversa