arrow_backVoltar

Donas da Rua

Turma da Mônica homenageia desenhista

16.04.24

A desenhista Emy Yamauchi Acosta é a nova homenageada do projeto Donas da Rua, série feita pela Mauricio de Sousa Produções destacando mulheres "notáveis".

Para representar a personalidade de Emy, colaboradora da MSP desde o final da década de 1960, foram escolhidos os traços da personagem Keika.

Nascida em São Paulo, Emy era leitora da Folhinha, suplemento infantil da Folha de S. Paulo. Gostava principalmente das histórias do dinossaurinho Horácio. Pouco antes de completar 18 anos, sua mãe a levou à sede do jornal para que ela mostrasse sua arte para a editora do suplemento Folhinha, Lenita Miranda de Figueiredo, que estava de férias. Ela levou, então, para o próprio Mauricio de Sousa.

Mauricio olhou meus trabalhos e falou: ‘Você tem de treinar os desenhos aqui da casa’”, lembra Emy. Ela passou a desenhar os personagens dos quadrinhos e, depois, voltou para mostrar seu progresso. Segundo Emy, Mauricio olhou o material, fez cara de quem gostou e falou: “Você pode ficar aqui nessa prancheta na frente do Sidão. Vai treinando e mostra para ele ver se está bom”.

À época, os traços dos personagens eram mais agudos, a Mônica e o Cebolinha eram mais “bicudos. Emy contribuiu para que, aos poucos, os traços dos personagens fossem se arredondando.

Hoje, Emy é a responsável pelos desenhos das releituras em que as personagens meninas se vestem de mulheres célebres da história ou de mulheres cujas histórias podem inspirar meninas a acreditarem em si mesmas. Em 2023, quando Mônica completou 60 anos, Emy foi homenageada por Mauricio.

Além de Emy, escritoras, esportistas e cientistas fazem parte do hall das "Donas da Rua da História", como a escritora, palestrante e ativista brasileira Liane Collares, que se dedica a combater o preconceito da sociedade em relação às pessoas com Down (leia aqui), a escritora e poeta indígena Eliane Potiguara (leia aqui), Deh Bastos, atualmente sócia e ECD da MAP Brasil (leia aqui) e Maya Angelou, poeta e defensora dos direitos civis (aqui).

Donas da Rua

/