Mulheres do áudio – Parte 11

Carla Cornea, Satélite Áudio

28.03.24

Neste mês de celebração da mulher, o Clubeonline está com uma série feita com mulheres que criam e/ou produzem áudio no mercado publicitário.

Um número que historicamente sempre foi diminuto, mas que começa a ganhar musculatura e crescer. Que bom!

A entrevista agora é com Carla Cornea, head de finalização da Satélite Áudio.

Confira como foram as conversas anteriores com: Gil Viana, CEO da MugshotMônica Agena, produtora musical da Mr. PinkElga Bottini, compositora e produtora musical da CaptaJanecy Nascimento, maestrina, sócia-fundadora e CEO da Loud+Silvanny Sivuca, produtora musical da Pingado ÁudioLuna França, produtora musical, cantora e compositora da Evil TwinCris Botarelli, compositora e produtora musical de trilhas da HeftyDaniele Dantassound designer, compositora e sócia-fundadora da Caraesco Audio; Isabel Lenza, diretora criativa da Audioink; e Érica Silva, produtora musical da Canja.

Clubeonline - Conte brevemente como surgiu sua história com a música.

Carla Cornea - Minha história com a música começou desde muito pequena. Talvez até antes de nascer.Minha mãe conta que na barriga ela ouvia algumas músicas específicas que me acalmavam.Apesar de não ter músicos em casa, eu cresci ouvindo música. Em casa não tem, nem nunca teve, um gênero musical predominante. Isso me fez nunca fechar os ouvidos para nada, rs. Ganhei meu primeiro violão com 10 anos e, logo depois, me aventurei em outros tantos instrumentos musicais. Fui aprender violino, trompete, bateria, flauta transversal, gaita, entre alguns outros. Cresci ouvindo que conhecimento nunca é demais e acredito que essa vontade e curiosidade de saber sobre instrumentos diferentes me ajudou muito na minha profissão.

Clubeonline - Como começou a produzir para o mercado publicitário?

Carla - Eu cresci em casa de publicitário. Meu pai é publicitário. Meu tio é publicitário. E eu sempre gostei de falar sobre publicidade. Quando escolhi me graduar em Produção Musical, eu já estava 110% focada na pós-graduação em Trilha Sonora para TV e Filmes. Na época em que escolhi esse curso, tinha um professor na turma de pós-graduação, o Marcelo Dino, que tinha composto uma trilha para um job de Hyundai que estava na TV e eu pirava. Dino e sua trilha foram, sim, uma enorme inspiração para unir na minha vida duas das minhas grandes paixões: música e publicidade.

Clubeonline - Passou ou passa por dificuldades, envolvendo, por exemplo, preconceito, neste universo?

Carla - Eu sou mulher, fora de todos os padrões estéticos da sociedade e homossexual. Infelizmente o preconceito existe e está aí enraizado no nosso dia a dia. Me lembro que, quando entrei para essa área, em uma das minhas primeiras entrevistas, saí da produtora achando que a conversa tivesse sido ótima. Tive um feedback na época que meu portfólio era incrível, mas não me contratariam porque eu era mulher. Estamos falando de 2015. Ou seja, menos de 10 anos atrás. Me lembro de ter ouvido muitas vezes, no começo, a frase: mas e se tiver que carregar um amplificador?

Clubeonline - Você sente que ainda há poucas mulheres sendo reconhecidas e criando nas produtoras de áudio ou acredita que hoje este cenário mudou?

Carla - É uma área ainda muito masculinizada. Mas sei que estamos em um processo de mudança. Eu acredito nisso, quero continuar acreditando e lutando. Então, falar sobre isso, levantar essa bandeira, é sim abrir espaço para que mais mulheres consigam aparecer e trazer com elas outras mulheres. Hoje eu trabalho na Satélite e grande parte da produtora é composta por mulheres. Na liderança tem mulher, o atendimento, em sua maioria, é mulher e a coordenação é composta somente por mulheres. Inclusive uma honra estar fazendo parte dessa série ao lado de tantas mulheres incríveis e que eu admiro muito.

Clubeonline - Dos seus trabalhos feitos para propaganda, quais  você destacaria? Por quê?

Carla - O trabalho que virou uma chave na minha vida e carreira foi o “World Of Tanks”, que ganhou uma estrela de melhor som no Clube de Criação. Esse foi o primeiro trabalho que fiz na Satélite Áudio e meu primeiro grande trabalho, rs. E, se eu pudesse destacar mais dois, destacaria o “Mulheres Empreendedoras”, do Itaú, de 2019 e agora (2024) “Mulheres Empreendedoras”, do Banco do Brasil. Dois trabalhos que acompanhei de perto e tive o privilégio de dividir set, mix e ideias com mulheres importantes, talentosas e de histórias incríveis.

Clubeonline - Fora do universo da publicidade, o que te move? Você está em outros projetos que envolvem música?

Carla - As pessoas me movem. Estar com pessoas do bem, de boa energia, proativas e que estão afim de fazer acontecer, me move. O som me move. Acho curioso o poder que o som tem de nos passar sensações e emoções. Então, me aprofundar, estudar e de certa forma buscar entender isso, me move. Tudo isso pra dizer que, sempre que posso, estou envolvida em projetos que somam essas duas coisas: pessoas e som.

Mulheres do áudio – Parte 11