Clube Conversa

Fernanda Romano (Alpargatas) em papo com Joanna Monteiro

10.08.20

Joanna Monteiro, presidente do Clube de Criação, está de volta ao espaço Clube Conversa, no canal TV Clube de Criação, do YouTube, trocando ideias agora com Fernanda Romano, diretora de marketing e Inovação na Alpargatas (Havaianas, Mizuno e Osklen)desde fevereiro de 2019.  Em tempos de pandemia, o papo rolou via Zoom.

A dupla abordou diversos assuntos, em pouco menos de 60 minutos de prosa.

Abrindo a conversa, Fernanda falou sobre sua trajetória profissional, tanto no Brasil quanto no exterior, onde viveu por 13 anos.

Comentou que este período de pandemia tem sido ideal para se realizar reflexões sobre carreira e vida pessoal, e que é um excelente momento para se abrir modelos novos de negócio.

Contou que quando a pandemia teve início, a primeira coisa foi proteger o caixa da empresa e a equipe.

Depois, veio a busca por incluir Havaianas e demais marcas na conversa, sempre com a preocupação de acertar o tom.
No caso de Havaianas, usando uma plataforma de empatia e convidando as pessoas a se colocarem nas sandálias dos outros.

Depois, vieram as lives, e Havaianas patrocinou Marília Mendonça, começando a falar de produto de novo.

Agora, a empresa se prepara para este momento "não aguento mais ficar em casa", mas temendo que aconteça um grande fechamento das cidades de novo, já que os números da pandemia não caem.

Fernanda falou também sobre o uso das mídias digitais cada vez maior pelas marcas que gerencia. "Lembrando que as mídias digitais já podem ser consideradas de massa. Uma live da Marília atinge três milhões de pessoas. É super possível construir uma marca hoje usando só o digital. Mas a televisão, para nós, ainda é importante e não vamos abrir mão dela. Se você tem grana para fazer TV, faça. Não à toa o Super Bowl é o que é até hoje".

Destacou ainda a nova área da Alpargatas, Global Business Insights, dizendo que a necessidade de se informar, atualizar e acompanhar tendências locais e mundiais é fundamental para qualquer empresa e especialmente para quem quer trabalhar com marcas e marketing. É preciso saber como as pessoas estão consumindo informações e conteúdo e tentar "embedar" sua mensagem na jornada dessas pessoas.

Poder testar e errar, muito, também é fundamental neste cenário de transformações quase que diárias. Disse ainda que para ela é mito importante ter feito, por exemplo, um projeto direto com o Tik Tok, sem intermédio de agência, para que o aprendizado fosse maior.

Contou também sobre o estúdio de criação e mídia interno da Alpargatas, junto com a Circus. E sobre posicionamento das marcas frente a questões como educação, inclusão e diversidade (projeto Allpargatas).

Isso tudo e muito mais.

E não deixe de se inscrever no canal do Clube no Youtube.

Semana que vem tem mais.

Aproveite e espie vídeo anterior, com Fernando Machado, CMO Global do Burger Kingaqui.

Com Danielle Bibas, vice-presidente de marcas, comunicação e cultura corporativa da Avonaqui.

Com Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da PepsiCo Foods, divisão de Snacks, aqui.

Com Frank Pflaumer, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, aqui.

Com Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev, aqui.

Com Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, aqui.

Com Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo, aqui.

Com Fred Battaglia, diretor de brand marketing communication para a América Latina da Fiat Chrysler Automobiles (FCA).

Com Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour, aqui.

Com Eduardo Schaeffer, Diretor de Negócios Integrados da Globo, aqui.

Com Igor Puga, diretor de marketing do Santander, aqui.

Com Paula Costa, vice-presidente de marketing da Diageo, aqui.

Com Alexandre Bouzahead de O Boticário, aqui.

Com Patricia Pessoa, Director of Marketing & Communications da Samsung, aqui.

Com Fernando Julianelli, ex-Chief Marketing Officer da Mitsubishi Motors, aqui.

E com Pethra Vargas, diretora global de marketing da XP, aqui.

Clube Conversa