Clube Conversa

Patricia Santos (Empregue Afro) em papo com Joanna Monteiro

14.08.20

Joanna Monteiro, presidente do Clube de Criação, está de volta ao espaço Clube Conversa, no canal TV Clube de Criação, do YouTube, trocando ideias agora com Patricia Santos, fundadora e CEO do Empregue Afro.

Em tempos de pandemia, o papo rolou via Zoom.

A dupla abordou diversos assuntos, em pouco mais de 50 minutos de prosa.

A consultoria Empregue Afro foi criada há 15 anos. Mas só a partir de 2017 ela começou a trabalhos com agências.

Patrícia destacou o desafio da contratação de profissionais pretos, mas também da batalha para a manutenção deles nas agências e o que está sendo feito para isso.

A executiva destaca que não dá para se fazer propaganda inclusiva sem ter negros na equipe. Assim como não adianta a empresa querer transformar o profissional negro no único responsável pela questão da diversidade: não é assim que funciona. E que se a agência não quer contratar uma consultoria como a dela, que ao menos monte um comitê. "Não é porque a pessoa é preta que ela está preparada para assumir responsabilidades tão grandes, da mesma forma que não é porque a pessoa é mulher que vai entender todas as nuances do feminismo".

Patrícia reiterou ainda que não está certo simplesmente traduzir um texto que veio de fora falando "Black Lives Matter", porque a luta contra o racismo, no Brasil, embora tenha muitas semelhanças com o que acontece nos EUA, tem outras questões. Ela diz também que nos EUA brancos e pretos se uniram nas manifestações e que aqui há muito mais manifestações de negros.

Isso tudo e muito mais. Vai perder? Nunca!

E não deixe de se inscrever no canal do Clube no Youtube.

Semana que vem tem mais.

Aproveite e espie vídeo anterior, com Fernando Machado, CMO Global do Burger Kingaqui.

Com Danielle Bibas, vice-presidente de marcas, comunicação e cultura corporativa da Avonaqui.

Com Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da PepsiCo Foods, divisão de Snacks, aqui.

Com Frank Pflaumer, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, aqui.

Com Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev, aqui.

Com Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, aqui.

Com Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo, aqui.

Com Fred Battaglia, diretor de brand marketing communication para a América Latina da Fiat Chrysler Automobiles (FCA).

Com Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour, aqui.

Com Eduardo Schaeffer, Diretor de Negócios Integrados da Globo, aqui.

Com Igor Puga, diretor de marketing do Santander, aqui.

Com Paula Costa, vice-presidente de marketing da Diageo, aqui.

Com Alexandre Bouzahead de O Boticário, aqui.

Com Patricia Pessoa, Director of Marketing & Communications da Samsung, aqui.

Com Fernando Julianelli, ex-Chief Marketing Officer da Mitsubishi Motors, aqui.

Com Pethra Vargas, diretora global de marketing da XP, aqui.

E com Fernanda Romano, diretora de marketing e Inovação na Alpargatas (Havaianas, Mizuno e Osklen), aqui.

Clube Conversa