arrow_backVoltar

Cannes Lions 2020/2021

Para ver ou rever os finalistas de Titanium detalhadamente

18.06.21

Categoria que teve um aumento de 15% nas inscrições do Cannes Lions 2020/ 2021, como a organização revelou nesta quinta-feira, 16, Titanium é a premiação que representa o suprassumo do Festival.

Os finalistas foram anunciados no dia 03 (leia aqui), junto com Glass Lions e Innovation Lions. O Brasil está no shortlist, com o case #GoEqual, da Africa.

Muitas das campanhas que fazem parte desta lista são apontadas como favoritas para Grand Prix já que faturaram outros prêmios importantes – veja aqui algumas apostas.

Aqui estão os 20 finalistas desta temporada do Cannes Lions.

- “Buy With Your Time” – Ikea – Memac Ogilvy Dubai (2020)
A Ikea lançou uma campanha que permitia aos consumidores pagarem suas compras com... o tempo gasto até ir à loja. Para isso, era preciso usar o Google Maps e conferir a duração do trajeto do cliente até a Ikea na última ida ao local. O tempo era utilizado como moeda. O preço de uma hora foi baseado no salário médio de Dubai e gerou valores que foram colocados nos produtos da loja.

- “Enjoy Before Returning” – Diesel – Publicis Milano (2020)
Para as semanas de moda do outono no hemisfério norte, a grife Diesel lançou uma campanha para mostrar que estava tudo bem usar uma peça da marca e devolvê-la depois, mas sem tirar a etiqueta. O filme mostra consumidores em festas trajando roupas da Diesel – e exibindo as etiquetas -, enquanto um narrador recita um texto sobre a política de devolução das peças. A Diesel realizou também um evento para roupas usadas (leia aqui o que publicamos sobre a campanha, que tem brasileiro na FT).

- “The Moldy Whopper” – Burger King – Ingo Stockholm (2020)
O Burger King apresentou um comercial pouco apetitoso para o público para falar da remoção de conservantes artificiais do Whopper (iniciativa que envolvia a maioria dos países europeus). A campanha, que ganhou diversos prêmios em festivais como o Clio (veja aqui), foi inscrita pela Ingo, mas a criação é compartilhada com David Miami e Publicis Espanha. Tem brasileiro na FT - veja mais detalhes sobre ela aqui.

- “Stevenage Challenge” – Burger King – David Madrid (2020)
No início de 2019, o Burger King anunciou que estava patrocinando o Stevenage, um minúsculo clube de futebol pouco conhecido na Inglaterra. Depois, a rede de fast food buscou tornar o time mundialmente famoso por meio de um game. Assim surgiu o "Stevenage Challenge", que convidou jogadores a competirem em uma série de desafios no FIFA 2020 para ganhar sanduíches de graça (veja o que publicamos a respeito aqui)

- “You Love Me” – Beats by Dre – Translation New York (2020)
Na campanha, a Beats by Dr. Dre compara a forma como a música, o estilo e a cultura negra são retratados na sociedade com as experiências cotidianas de desigualdade e racismo. Com trilha sonora de Solange Knowles, o comercial "You Love Me" traz cenas de famílias e comunidades negras, destacando a alegria vivida pelas pessoas apesar de suas experiências de opressão. Falamos da ação aqui.

- “Saylists” – Warner Bros – Rothco/ Accenture Interactive Dublin (2020)
Warner Music, Apple Music e a Rothco (Accenture) se uniram em um projeto que criou playlists destinadas a ajudar crianças com terapias de fala e linguagem. As “Saylists”, que incluem faixas de Dua Lipa, Lizzo e Fatboy Slim, foram desenvolvidas para estimulá-las, ajudando na repetição de palavras, frases e sílabas difíceis de forma divertida e envolvente. As listas são centradas em sons desafiadores no idioma inglês, como “ch”, “k” e “s”. O projeto levou dois anos para ser concluído.

- “You Can’t Stop Sport” – Nike – W+K Portland (2021)
A campanha celebra o esporte como fonte de inspiração, de transformação e de união. A comunicação conta com a participação de atletas como LeBron James, Cristiano Ronaldo, Serena Williams, Colin Kaepernick e Kylian Mbappé, além de diversos amadores, totalizando 53 desportistas, representando 24 modalidades diferentes. Segundo a Nike, o filme, que tem diversas cenas montadas, é "fruto de uma pesquisa com mais de quatro mil sequências separadas. O resultado ressalta as similaridades compartilhadas por atletas de todo o mundo". Explicamos mais aqui.

- “Parkscapes” - Regent Park School of Music - BBDO Toronto (2020)
Em Toronto, a música “It’s Nice to Have a Friend”, cantada por Taylor Swift, se destacou por sua relação com a Regent Park School of Music, instituição sem fins lucrativos que oferece educação musical subsidiada para crianças de todas as idades. Ela foi composta por alunos da escola e faz parte de um álbum chamado “Parkscapes”, organizado pelo produtor Frank Dukes. Com 11 faixas, o disco foi criado para fornecer amostras para os artistas usarem em seus trabalhos. Como contamos aqui, cada vez que um artista usa uma composição de "Parkscapes", as taxas de licenciamento e royalties são pagos à escola.

- “Swipe Night” – Match Group – 72andSunny Los Angeles (2020)
No ano passado, o Tinder lançou nos EUA uma série interativa que aproveitava a interface de sua plataforma para aumentar o número de matches entre os usuários. Intitulada “Swipe Night”, a produção contava com episódios de 5 minutos e uma dinâmica de urgência que levava o público a decidir em até 7 segundos para onde levar os personagens dentro de um cenário apocalíptico.

- “Contract For Change” – AB Inbev (Michelob) – FCB Chicago (2020)
Trata-se de um compromisso assumido por Michelob Ultra Pure Gold de criar um futuro para a agricultura orgânica ao ajudar produtores na transição para esse tipo de cultivo. A marca se propôs a dar apoio técnico e outras garantias para os agricultores que aderirem ao contrato.

- “Courage is Beautiful” – Dove – Ogilvy London (2020)
A campanha homenageia médicos e enfermeiros que estão na linha de frente da batalha contra o coronavírus. O filme utiliza imagens encontradas no Instagram e outras redes sociais e seu uso foi autorizado por cada um dos personagens que compõem a ação. A criação juntou a Ogilvy de Londres e de Toronto. Aqui apresentamos a campanha, que tem brasileira na FT.

- “Project Understood” - Canadian Down Syndrome Society e Google AI - FCB Toronto
(2020)
Algoritmos de reconhecimento de voz são criados a partir de uma pronúncia "padrão". Por isso, assistentes pessoais muitas vezes não conseguem identificar sotaque locais ou compreender o que dizem pessoas com dificuldades com a fala, incluindo aquelas com Síndrome de Down. Nesse contexto, surgiu o “Project Understood”, iniciativa da Canadian Down Syndrome Society, que visa melhorar os algoritmos do Google, criando um banco de dados de vozes de adultos com Down. Leia aqui o que publicamos a respeito desse projeto.

- “The Birth of Gaming Tourism” – Xbox – McCann London (2020)
A ação celebra viagens virtuais e um novo tipo de turismo, que explora a beleza dos jogos. A campanha apresenta games disponíveis para o Xbox One X Enhanced. São títulos atualizados ou construídos para tirar proveito dos recursos do console da Microsoft.

#GoEqual – Movimento Go Equal – Africa (2020)
A campanha, feita para o movimento Go Equal, dá foco a Marta, primeira atleta da história a ganhar seis vezes o prêmio de Melhor Jogadora do Ano dado pela Fifa. A maior estrela do futebol feminino no Brasil já recebeu várias propostas de patrocínio esportivo com valores muito menores em comparação ao dos homens (em alguns, até 24 vezes menos). A Africa criou uma chuteira que estampava o símbolo de igual para chamar a atenção do problema na Copa do Mundo de futebol feminino na França, em 2019. Exibimos o filme aqui.

- “Superb Owl” – Reddit – R/GA San Francisco (2021)
O primeiro filme do Reddit no Super Bowl foi para quem estava prestando atenção mesmo. Durava cinco segundos. Foi uma estratégia que escancarou o fato de não terem dinheiro para competir com os grandes anunciantes que normalmente ocupam o espaço. Um cartaz exibido no comercial dizia “ficamos inspirados e decidimos gastar todo o nosso orçamento de marketing em 5 segundos de exposição”. E lembrou que “coisas poderosas acontecem quando as pessoas se unem em torno de algo com o qual realmente se preocupam”.

- “Boards of Change” – Cidade de Chicago – FCB Chicago (2021)
O projeto visava incentivar a população a participar do Censo dos EUA, em 2020, mas também estimulava o engajamento cívico em torno da democracia. Entre as ações propostas estavam ir às urnas (no país, o voto não é obrigatório) e entrar em debates a respeito. Como parte da iniciativa, foi montado um mural de 15x5 metros com várias peças de arte. A prefeitura fez parcerias com artistas locais, organizações e empresas para fazer a curadoria desses trabalhos. A campanha incluiu peças para TV, mídia social, OOH e eventos.

“Corona, The Match of Ages” – AB Inbev – We Believers New York (2021)
A campanha de Corona conseguiu condensar em uma só imagem 70 anos de jogos de futebol. Por causa da pandemia, atividades esportivas foram suspensas e patrocinadores tiveram encontrar formas criativas de entreter seus fãs. Em “The Match of Ages” foi feito um jogo com momentos de 70 anos de um clássico do torneio mexicano, América e Chivas. A partida de 90 minutos foi editada após a análise de 50 partidas e mais de 75 horas de filmagem.

- “The Uncensored Library” – Repórteres sem Fronteiras – DDB Berlin (2020)
A ONG Repórteres Sem Fronteiras lançou campanha em que esconde notícias importantes de olhares indiscretos de governos autocráticos em uma biblioteca construída no game Minecraft. O projeto pretende oferecer acesso global a informações independentes - mesmo em países que sofrem com a censura, conforme revelamos aqui. Em regiões onde a imprensa livre é estritamente limitada, o Minecraft, que tem mais de 145 milhões de jogadores por mês, ainda é acessível a todos.

- “True Name” – Mastercard – McCann New York (2021)
No ano passado, a Mastercard anunciou o "True Name", para permitir que pessoas trans mudem seu nome facilmente no cartão de crédito. Desta vez, a empresa apresentou um comercial que procura explicar o que isso significa para os usuários. O filme mostra um cliente transgênero em uma loja de conveniência. A narração explica que "para uma pessoa trans, um pagamento seguro não significa se proteger de alguém que compra tênis com seu cartão". Mas, para ela, pode ser a diferença de ser assediado, insultado ou até agredido - apenas porque o nome no cartão não corresponde ao sexo com o qual se identifica. Veja aqui o que publicamos.

- #WOMBPAINSTORIES - Essity – AMV BBDO London (2021)
A marca de higiene íntima Libresse (Bodyform no Reino Unido) lançou a campanha "Womb Stories", que se propõe a abordar as "verdades complexas e não ditas" sobre úteros, vulvas e menstruação. Misturando live action e animação, o filme segue o premiado trabalho "Viva la vulva", que celebrava vulvas de todas as formas e tamanho. #Wombstories se propõe a revelar as realidades emocionais, complicadas e, às vezes, dolorosas, da intimidade feminina. Confira aqui o que publicamos sobre a ação.

Este ano nosso país não tem representante no júri da categoria, presidida por Susan Credle, Global Chief Creative Officer, FCB Global. 

A cobertura do Cannes Lions 2020/2021 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Santeria, Surreal Hotel e VMLY&R.

Leia todas sobre Cannes aqui.

#ClubeonlineCobreCannes

 

Cannes Lions 2020/2021

/