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Recapitulando dezembro

A cor da Pantone, Soul, Tom Cruise, Warner e streaming, games do ano, Criolo

30.12.20

Para fechar este ano tão surpreendente e complexo, o Clubeonline recapitulou fatos, histórias e experiências que rolaram neste mês. Normalmente o olhar para acontecimentos recentemente passados se dá no primeiro dia útil do novo mês. Mas a proposta, neste caso, é fazer essa análise antes de trocarmos o calendário.

Os destaques do mês apontados nesta coluna nem sempre estão ligados à comunicação, mas merecem ser vistos – caso alguém tenha perdido – ou revistos pelo potencial de alimentar debates, gerar insights, provocar reflexões ou inspirar o mercado. Confira o que entrou na lista de cada um dos meses no final desta matéria.

Dezembro foi um período intenso para o cinema e para o audiovisual, como se notam pelos fatos recapitulados. Esta também é a época de reconhecimento dos melhores do ano em diversas categorias, como a dos games, um dos setores que mais teve impulso durante estes tempos de pandemia. Além disso, é no último mês do ano que são feitas previsões ou relatórios de tendências. Ou de tendência, caso da cor de 2021 indicada tradicionalmente pela Pantone.

Veja alguns acontecimentos de dezembro que valem ser destacados:

- A revelação da cor de 2021 pela Pantone. Ou melhor, das cores – Todo dezembro, a Pantone aponta que tom vai marcar o ano que vai começar. Desta vez, a empresa fez uma escolha dupla: amarelo e cinza. Com a união de Ultimate Gray (Pantone 17-5104) e Illuminating (Pantone 13-0647), o objetivo foi transmitir uma mensagem de força e esperança. Segundo a companhia, “duas cores independentes mostram que elementos muito diferentes podem se unir para se apoiar”. Illuminating é um amarelo brilhante, cheio de vivacidade e imbuído de energia solar. Ultimate Gray remete a elementos sólidos e confiáveis, estimulando sentimentos de estabilidade e resistência. Em 2020, a cor eleita por Pantone foi o azul clássico (relembre aqui). Para saber mais sobre a escolha para 2021, acesse o site da empresa e confira o vídeo mais abaixo.

- A dura de Tom Cruise – Estrela da franquia “Missão: Impossível”, Tom Cruise ganhou as manchetes por um áudio vazado, produzido em um dia no set de filmagens do sétimo longa da saga, em Londres. Nele, o ator e produtor esbravejava com parte da equipe por não terem cumprido os protocolos de segurança determinados pela indústria na retomada das produções. Com a voz muito alterada, Tom disparou, entre outras coisas, que as filmagens de “Missão: Impossível 7”, a primeira das grandes produções a serem retomadas depois do período de interrupção, são uma espécie de referência para a indústria. “Eles estão de volta fazendo filmes em Hollywood por nossa causa! Porque eles acreditam em nós e no que estamos fazendo! Fico à noite falando com todos os estúdios, as companhias de seguro, produtores, e eles estão nos procurando e nos usando para fazer seus filmes. Estamos criando milhares de empregos”, disse, emendando com um palavrão. O ator continuou com a dura e afirmou que, se não cumprirem os protocolos, os integrantes do staff serão demitidos. “Sem desculpas. Podem dizê-las às pessoas que estão perdendo seus lares porque a indústria está parada. Isso não vai colocar comida nas mesas delas”. Tom perguntou ao time se eles entendem a responsabilidade que têm. “Os filmes estão voltando por nossa causa. Se nós interrompermos isso, isso vai custar a porra do trabalho das pessoas, seus lares, suas famílias. É isso o que está acontecendo”. Depois que a explosão se tornou pública algumas pessoas pediram demissão e deixaram o set. Na indústria, houve quem apoiasse o ator e quem criticasse não o teor, mas a forma como Tom Cruise lidou com o problema. A história foi revelada pelo jornal The Sun (veja abaixo vídeo do The Sun com o áudio vazado).

- A decisão da Warner Bros. em lançar todos seus títulos de 2021 no streaming e no cinema, no mesmo dia – A estratégia anunciada pela Warner no início do mês surpreendeu o mundo. Todos os filmes no streaming? Sim. Eles também serão exibidos no cinema desde que o quadro de transmissão da covid-19 permita a abertura das salas. São 17 títulos, entre eles “Matrix 4”, “Duna”, “Esquadrão Suicida 2” e “Godzilla vs Kong”. Eles representam um investimento superior a US$ 1 bilhão e o estúdio acredita que as salas de cinema não vão atingir seu potencial em 2021, preferindo, portanto, apostar no crescimento da plataforma HBO Max, que pertence ao conglomerado e que, por enquanto, está em operação somente nos EUA – deverá chegar a outros mercados, incluindo o Brasil, em 2021. A bilheteria de “Tenet”, de Christopher Nolan, também do estúdio, ligou o sinal de alerta na Warner: US$ 9,4 milhões em seu primeiro final de semana nos EUA, em setembro. A companhia já adotou a estratégia com “Mulher-Maravilha 1984” e os resultados até o momento tem sugerido que a medida pode dar certo. O filme com a heroína da DC protagonizada por Gal Gadot é dono da melhor renda entre os longas lançados na era da pandemia: foram arrecadados US$ 16,7 milhões no final de semana do Natal, quando “Mulher-Maravilha 1984” estreou nos EUA (leia mais aqui).

- O sucesso de “Soul – A nova animação da Pixar chegou fazendo barulho. “Soul”, que trata de um professor e pianista de jazz de Nova York, estreou no Disney+, plataforma de streaming da Disney, no dia 25 de dezembro, mesma data de “Mulher-Maravilha 1984”, que foi lançado na HBO Max, o serviço de streaming da Warner Media (propriedade da AT&T). Segundo a Sensor Tower, empresa que faz pesquisa de mercado, o Disney+ teve um acréscimo de 2,3 milhões de assinantes entre os dias 25 e 27, o que se atribui a “Soul” e aos comentários positivos que foram compartilhados pelas redes sociais. Na HBO Max, foram criadas 554 mil novas assinaturas de sexta a domingo, de acordo com outra empresa de pesquisa, a Apptopia. Os dados se referem exclusivamente a acessos mobile. O desenho da Pixar traz Jamie Foxx na voz do professor Joe Gardner, o primeiro protagonista negro do estúdio. Tina Fey faz a voz da Alma 22, personagem que precisa ser convencida a “nascer” porque não encontra razão para viver na Terra.

- Os melhores games de 2020 – Duas premiações do universo dos jogos indicaram quem se deu bem no setor, um dos poucos a registrar crescimento neste ano de pandemia. O mercado é separado entre os títulos ligados a grandes desenvolvedoras e aos criados por estúdios independentes. O The Game Awards, uma das mais tradicionais do segmento, apontou que o Jogo do Ano foi The Last of Us Part II (Naughty Dog/ SIE). Ele conquistou troféus em seis categorias, sendo o principal vencedor do “Oscar dos games”. O título foi lançado em junho e logo se tornou um fenômeno de popularidade, entrando para nossos destaques do mês (veja aqui). Entre os indies, havia forte expectativa em torno de nomes que ficaram famosos e viraram mania, como Among Us (Innersloth ) e Fall Guys: Ultimate Knockout (Media Tonic). No Game Awards, a categoria independente premiou Hades, da desenvolvedora Supergiant. Já no Indie of the Year Awards, a principal premiação do gênero, a vitória coube a Hypercharge: Unboxed (Digital Cybercherries), título que não estava nem mesmo entre os finalistas na competição do “Oscar dos games”. Hades ficou em quarto, enquanto Among Us obteve o quinto lugar e Fall Guys, o oitavo. Para quem não conhece o jogo (do tipo First-Person Shooter e com um quê de “Toy Story”), há um trailer do game mais abaixo.

- Criolo com Tropkillaz em “Sistema Obtuso” e show com realidade estendida – Com canal na plataforma Twitch desde junho (a Criolo TV), o rapper tem tocado para seus fãs como se fosse DJ. Mas no dia 23 de janeiro ele fará um show com suas músicas e usando XR ou realidade estendida (VR e realidade aumentada), como anunciou em seu perfil no Instagram. No repertório deverá estar “Sistema Obtuso”, single que lançou nas plataformas digitais no dia 18 em parceria com o duo Tropkillaz. O clipe, dirigido por Denis Cisma, foi publicado no YouTube logo na sequência. O vídeo foi feito em estúdio, em São Paulo, e contou com uma técnica chamada virtual production (em que imagens virtuais se misturam a cenas reais). Criolo e os atores, entre eles Júlio Andrade (que faz o papel de um grileiro), foram inseridos em universos gerados digitalmente. O clipe já tem mais de 1,3 milhão de views.

Confira os destaques de cada mês:
Recapitulando janeiro: Björk em projeto da Microsoft para o hotel Sister City (NY); site Apple Archive, com campanhas e documentários históricos da empresa (foi posteriormente desativado); Cristiano Ronaldo bate recorde com 200 milhões de seguidores no Instagram; e Toyota apresenta sua cidade do futuro, aos pés do Monte Fuji.

Recapitulando fevereiro: Joaquin Phoenix em curta pelo clima e pela Amazônia; Parlamento escocês aprova projeto de lei que oferta gratuitamente produtos de higiene femininos; Malala Yousafzai e Greta Thunberg postam nas redes o encontro que tiveram em Oxford; Pearl Jam libera canção por meio de experiência com QR Code e realidade aumentada; Citröen lança o Ami 2020, um veículo 100% elétrico que pode ser alugado.

Recapitulando março: Isoladas em suas casas, pessoas em diversas cidades foram a balcões, varandas e janelas para cantar no início do confinamento; pela primeira vez, mulheres ganham o prêmio Pritzker, o “Nobel” da arquitetura; Childish Gambino lança de maneira surpreendente o álbum 03.15.20; e, fechado para o público por causa da pandemia, o Shedd Aquarium, de Chicago, viraliza vídeos com passeios de pinguins.

Recapitulando abril: Um encontro virtual de ícones da publicidade brasileira, Fabio Fernandes e Washington Olivetto; Travis Scott faz lives no Fortnite; Samsung adota embalagens de TVs prontas para virar casas de gatos; e Dia da Terra é celebrado com live stream de 12 horas.

Recapitulando maio: Nizan Guanaes cria o Sunday Night Live no Instagram; o sucesso da série documental “Arremesso Final”, sobre Michael Jordan; a chegada da plataforma HBO Max; Google cria o Sodar, espécie de radar de distanciamento social com realidade aumentada; e Nasa e SpaceX, de Elon Musk, lançam o foguete da SpaceX, o primeiro de uma companhia privada a entrar em órbita.

Recapitulando junho: A experiência de The Last of Us Part II; Fortnite tira carros da polícia em uma de suas atualizações do jogo como resposta ao assassinato de George Floyd; e Kanye West cria para Gap.

Recapitulando julho: Felipe Neto em vídeo de opinião no New York Times; Malala faz palestra no evento Expert XP; Tomorrowland, festival de música eletrônica, cria sua versão digital em ilha virtual, com venda de ingressos; Taylor Swift lança seu 8º álbum, anunciando a novidade apenas horas antes de ser disponibilizado no streaming; e NYT publica artigo de John Lewis, ativista dos direitos civis e do movimento negro, em que faz despedida pouco antes de morrer.

Recapitulando agosto: A morte do ator Chadwick Boseman, o Pantera Negra; Amazon anuncia a abertura de um supermercado inovador em Los Angeles, o Amazon Fresh; Amazon lança um wearable para monitorar a saúde, o Amazon Halo Band; o game Fall Guys: Ultimate Knockout vira um fenômeno assim que chega ao mercado; e “Tenet”, o aguardado filme de Christopher Nolan, estreia em alguns países.

Recapitulando setembro: Covid-19 causa um milhão de mortes; organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, adiados para 2021, anunciam estrutura de pessoal reduzida; em evento digital, Sony informa data de chegada do PlayStation 5; empresas reafirmam seus compromissos com o meio-ambiente durante a Semana do Clima em Nova York; e Marcelo D2 lança seu oitavo álbum, “Assim tocam os meus tambores”, após “150 horas de lives”.

Recapitulando outubro: Ao som de “Dreams”, vídeo no TikTok viraliza; rede John Lewis  anuncia que irá implantar até 2025 um sistema que compra de volta todos seus produtos comercializados; quase cancelado em razão da pandemia, o Worlds 2020, Mundial de League of Legends (LOL), acontece  em Xangai, de forma adaptada; Oscar se abre para streaming e drive-ins; e OsGemeos na reabertura da Pinacoteca.

Recapitulando novembro: O sucesso da série “O Gambito da Rainha”, na Netflix; o recorde do PlayStation 5; Nintendo anuncia data de abertura de seu parque temático; Foo Fighters apresenta curta que fez para comemorar 25 anos de estrada; e Corona Studios faz sua estreia.

Recapitulando dezembro

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