Clube Conversa

Cris Duclos (Electrolux) em papo com Joanna Monteiro

17.09.20

Joanna Monteiro, presidente do Clube de Criação, está de volta ao espaço Clube Conversa, no canal TV Clube de Criação, noYouTube, trocando ideias agora com Cris Duclos, vice-presidente de marketing Latam da Electrolux.

Em tempos de pandemia, o papo rolou via Zoom

A dupla abordou diversos assuntos, em quase 50 minutos de prosa.

O papo começou com “Casa é tudo”, conceito que surgiu por causa da pandemia. Cris comentou que a empresa tinha uma assinatura que era “Mais amor por sua casa”. Mas, neste ano, a Electrolux trocou de agência, escolhendo a DPZ&T (relembre aqui). O trabalho estava no início quando veio a quarentena. Naquele momento, ninguém imaginava que seria “essa coisa tão longa”.

Foi preciso reorganizar tudo, dando foco à sobrevivência do negócio e ao cuidado com as pessoas (e, com isso, houve corte orçamentário), com ações de solidariedade bem nos primeiros dias da quarentena. Depois disso, pensou-se no quanto a companhia está conectada à casa, tão valorizada na pandemia. Isso demandava um posicionamento. "Fomos a primeira marca a entrar no ar para falar da realidade dentro das casas, com uma visão positiva".

Desse modo, nasceu a campanha "Casa é tudo". O espaço virou o mundo das pessoas: a casa era escritório, restaurante, academia de ginástica. E as pessoas estavam postando suas novas rotinas nas redes. "Mesmo com cortes orçamentários, a gente fez a campanha acontecer, no digital", contou.

A empresa passou a encomendar pesquisas rotineiras para a Kantar sobre o consumo e o comportamento atrelados à covid-19. O target da marca já não era - fazia tempo - exclusivamente o público feminino, já que o interesse masculino crescia. No entanto, em todo monitoramento feito pela companhia nas redes sociais, foi detectada a participação ainda mais ativa do homem dentro de casa.

O conceito teve desdobramentos, como a campanha feita para o Dia das Mães, época em que se registrou um aumento de 40% nas vendas via digital - pelo seu e-commerce ou por meio de parceiros. E veio a segunda fase da campanha (reveja aqui). "Víamos que 10 em cada 10 influenciadores mostravam sua relação com o aspirador, com a lava-louça", disse. O sonho de consumo era ter um equipamento novo em casa. E em outubro, vem nova comunicação da marca, antecipou Cris.

A conversa avançou pela discussão sobre mercado, pela jornada do consumidor, o crescimento das vendas no digital (70% ainda são feitas nas lojas físicas) e o uso inteligente de dados.

Outro ponto de destaque foi o relançamento da marca Continental. Para isso, foram feitas várias pesquisas sobre o consumo da Classe C.

A marca passou a ser atendida pela CuboCC. A agência apresentou o conceito "Atualiza", dando atenção para a ideia antiga de que as atividades de casa são de responsabilidade da mulher. Nos grupos de pesquisa, havia o desejo da mulher de que as tarefas fossem algo mais colaborativo. Já que a casa é uma responsabilidade de todos.

Então, a campanha, que contou com a Soko, que faz parte do grupo, trouxe o foco para a atualização, sim, dos produtos do lar, e também da atualização dos conceitos sobre a convivência dentro de casa: um homem pode cuidar da cozinha, não é a avó que tem de limpar o fogão, o filho pode preparar o prato para a mãe (e não apenas o contrário). A comunicação também foi linkada ao Dia da Igualdade Feminina (leia aqui).

Isso tudo e muito mais. Vai perder?

E não deixe de se inscrever no canal do Clube no YouTube.

Semana que vem tem mais.

Aproveite e espie vídeos anteriores:

Fernando Machado, CMO global do Burger King, aqui.

Danielle Bibas, vice-presidente de marcas, comunicação e cultura corporativa da Avonaqui.

- Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da PepsiCo Foods, divisão de Snacks, aqui.

Frank Pflaumer, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, aqui.

Ricardo Dias, então vice-presidente de marketing da Ambev, aqui.

Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, aqui.

Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo, aqui.

Fred Battaglia, diretor de brand marketing communication para a América Latina da Fiat Chrysler Automobiles (FCA).

Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour, aqui.

Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados da Globo, aqui.

Igor Puga, diretor de marketing do Santander, aqui.

Paula Costa, vice-presidente de marketing da Diageo, aqui.

Alexandre Bouzahead de O Boticário, aqui.

Patricia Pessoa, diretora de marketing & communications da Samsung, aqui.

Fernando Julianelli, então CMO da Mitsubishi Motors, aqui.

Pethra Vargas, diretora global de marketing da XP, aqui.

Fernanda Romano, diretora de marketing e inovação da Alpargatas (Havaianas, Mizuno e Osklen)aqui.

Patricia Santos, fundadora e CEO do Empregue Afro, aqui.

Flavia Verginelli, diretora de produtos e soluções do Google, aqui.

Débora Nitta, diretora de global customer marketing para América Latina do Facebook, aqui.

- Eliana Cassandrehead de marketing do Grupo Petrópolis, aqui.

Clube Conversa