Clube Conversa

Pethra Vargas (XP) em papo com Joanna Monteiro

31.07.20

Joanna Monteiro, presidente do Clube de Criação, está de volta ao espaço Clube Conversa, no canal TV Clube de Criação, do YouTube, trocando ideias agora com Pethra Vargas, diretora global de marketing da XP. Em tempos de pandemia, o papo rolou via Zoom.

A dupla abordou diversos assuntos, em pouco mais de 60 minutos de prosa.

Abrindo a conversa, Pethra contou como foi, depois de passar por Ambev, Whirlpool e BRF, empresas de bens de consumo, dar de cara com o mercado financeiro, onde está há quase um ano.

Abordou a seguir os bastidores do enfrentamento, poucos meses depois de chegar na nova casa, da pandemia e as mudanças radicais de estratégia que ela exigiu. Lembrando que o segundo caso de Covid-19 registrado no Brasil aconteceu na XP, acometendo um funcionário que sentava em frente à Pethra.

Por conta do cenário pandêmico, a empresa viu suas plataformas digitais receberem cinco vezes mais visitas do que até então, com internautas sedentos por informação para tomar suas decisões em relação a dinheiro, segurança financeira e para entender os rumos da economia.

Contou também sobre a criação da plataforma "Juntos Transformamos", focada na distribuição de cestas básicas para que as pessoas beneficiadas possam ficar em casa durante a quarentena, tendo alimentação garantida.

Pethra detalhou a decisão da empresa de adotar o home office geral e irrestrito ao menos até dezembro, frente a quebra do tabu de que as pessoas não poderiam ser produtivas trabalhando em casa. E falou sobre os planos da XP de erguer um espaço em São Roque, a Villa XP, que ficará a 35 minutos de São Paulo, espaço muito mais convidativo, embora a empresa vá manter um escritório em São Paulo.

O papo também chegou aos bastidores da entrada da Accenture, para atender a empresa, em parceria com a Droga5. O processo foi concretizado no início da pandemia. A executiva descreveu o drive que levou à mudança de parceiros de comunicação, que incluiu nova forma de remuneração. Contou também como foi a entrada da Droga5 na parceria, garantindo a excelência criativa. A Accenture comprou a Droga5 em abril de 2019. Relembre aqui.

Pethra falou ainda sobre o Expert, evento anual da XP que desta vez foi 100% digital, reuniu mais de 80 palestrantes e aconteceu recentemente, entre 14 e 18 de julho.

A executiva revelou também como foi para a marca "responder" aos grandes bancos que resolveram "cutucar" a XP e seu modelo de negócio em sua comunicação (leia mais aqui).

Tudo isso e muito, muito mais.

Vai perder esta conversa? Nunquinha.

E não deixe de se inscrever no canal do Clube no Youtube.

Semana que vem tem mais.

Aproveite e espie vídeo anterior, com Fernando Machado, CMO Global do Burger Kingaqui.

Com Danielle Bibas, vice-presidente de marcas, comunicação e cultura corporativa da Avonaqui.

Com Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da PepsiCo Foods, divisão de Snacks, aqui.

Com Frank Pflaumer, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, aqui.

Com Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev, aqui.

Com Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, aqui.

Com Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo, aqui.

Com Fred Battaglia, diretor de brand marketing communication para a América Latina da Fiat Chrysler Automobiles (FCA).

Com Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour, aqui.

Com Eduardo Schaeffer, Diretor de Negócios Integrados da Globo, aqui.

Com Igor Puga, diretor de marketing do Santander, aqui.

Com Paula Costa, vice-presidente de marketing da Diageo, aqui.

Com Alexandre Bouzahead de O Boticário, aqui.

Com Patricia Pessoa, Director of Marketing & Communications da Samsung, aqui.

E com Fernando JulianelliChief Marketing Officer da Mitsubishi Motors, aqui.

Clube Conversa