Clube Conversa

Poliana Sousa (Coca-Cola) em papo com Joanna Monteiro

02.10.20

Joanna Monteiro, presidente do Clube de Criação, está de volta ao espaço Clube Conversa, no canal TV Clube de Criação, no YouTube, trocando ideias agora com Poliana Sousa, vice-presidente de marketing da Coca-Cola Brasil.

Em tempos de pandemia, o papo rolou via Zoom

A dupla abordou diversos assuntos, em quase 50 minutos de prosa.

No bate-papo, Poliana contou um pouco de sua trajetória profissional. Durante 20 anos, ela atuou na P&G, onde entrou recém-formada. Na época, Poliana estudava numa universidade em Cincinnati, cidade onde a multinacional tem sua sede. Seu início foi na área de consumer insights, mas seu desejo era trabalhar mesmo com marketing. E esse sonho foi realizado.

A P&G a levou a atuar também no Caribe, até que ela veio para São Paulo. Já estava havia oito anos como diretora de marketing na P&G, quando recebeu o convite da Coca-Cola. Assim, Poliana mudou de empresa e de endereço: deixou a capital paulista rumo ao Rio de Janeiro (leia aqui).

No início do ano, Poliana foi promovida a vp e ficou responsável por todas as marcas da empresa no Brasil (reveja aqui). Ela é a primeira mulher a estar nessa posição na companhia no país. O desafio já seria grande por si, mas veio a pandemia. As decisões foram tomadas em poucos dias. Em ritmo muito ágil. “Os primeiros dias foram para organizar o que faríamos e redesenhar os planos”, lembrou.

As primeiras ações foram no sentido de cuidar das pessoas, entre funcionários e colaboradores. Outra decisão importante foi deixar os investimentos em mídia de lado para focar em ações que ajudassem a comunidade. “Não fizemos um filme no início da pandemia. E fomos até criticados por isso”, revelou.

Mas a atenção está voltada mesmo para a sociedade e as necessidades geradas pela quarentena. “A gente parou o investimento em construção de marca para focar nisso. Foi algo importante. Nunca tínhamos ficado fora do ar mais do que uma semana”, completou.

Entre as ações, a Coca-Cola doou R$ 45 milhões para um programa de renda mínima que beneficiava catadores de latinhas. Globalmente, a companhia, mais parceiros engarrafadores e a The Coca-Cola Foundation anunciaram o montante de US$ 120 milhões para esforços na luta contra a covid-19 (mais detalhes aqui).

No Brasil, a Coca-Cola se juntou a um movimento, o “Nós”, que uniu diversas empresas - entre elas concorrentes - para ajudar o pequeno varejo. “Criamos mesmo uma aliança”, comentou Poliana. O “Nós” teve uma campanha que também uniu agências em torno da proposta (veja aqui).

A retomada das campanhas pela marca foi mais um tema do bate-papo com Poliana (aqui um dos trabalhos comentados por ela). Outro foi liderança feminina. Também entrou na conversa a estratégia da Coca-Cola em ter criado dois núcleos: um para discutir a crise (o que permitiu agilizar muitos processos e decisões) e outro para pensar no futuro. Isso porque mesmo o que já havia sido desenhado para 2021 teve de ser descartado, afinal tudo mudou.

Isso tudo e muito mais. Vai perder? Nunca!

E não deixe de se inscrever no canal do Clube no YouTube.

Semana que vem tem mais.

Aproveite e espie vídeos anteriores:

Fernando Machado, CMO global do Burger King, aqui.

Danielle Bibas, vice-presidente de marcas, comunicação e cultura corporativa da Avonaqui.

- Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da PepsiCo Foods, divisão de Snacks, aqui.

Frank Pflaumer, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, aqui.

Ricardo Dias, então vice-presidente de marketing da Ambev, aqui.

Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, aqui.

Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo, aqui.

Fred Battaglia, diretor de brand marketing communication para a América Latina da Fiat Chrysler Automobiles (FCA).

Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour, aqui.

Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados da Globo, aqui.

Igor Puga, diretor de marketing do Santander, aqui.

Paula Costa, vice-presidente de marketing da Diageo, aqui.

Alexandre Bouzahead de O Boticário, aqui.

Patricia Pessoa, diretora de marketing & communications da Samsung, aqui.

Fernando Julianelli, então CMO da Mitsubishi Motors, aqui.

Pethra Vargas, diretora global de marketing da XP, aqui.

Fernanda Romano, diretora de marketing e inovação da Alpargatas (Havaianas, Mizuno e Osklen)aqui.

Patricia Santos, fundadora e CEO do Empregue Afro, aqui.

Flavia Verginelli, diretora de produtos e soluções do Google, aqui.

Débora Nitta, diretora de global customer marketing para América Latina do Facebook, aqui.

Eliana Cassandrehead de marketing do Grupo Petrópolis, aqui.

Cris Duclos, vice-presidente de marketing Latam da Electrolux, aqui.

Andrea Alvares, vice-presidente de marca, inovação, internacional e sustentabilidade da Natura, aqui.

Clube Conversa