Clube Conversa

Andrea Alvares (Natura) em papo com Joanna Monteiro

25.09.20

Joanna Monteiro, presidente do Clube de Criação, está de volta ao espaço Clube Conversa, no canal TV Clube de Criação, noYouTube, trocando ideias agora com Andrea Alvares, vice-presidente de marca, inovação, internacional e sustentabilidade da Natura.

Em tempos de pandemia, o papo rolou via Zoom

A dupla abordou diversos assuntos, em quase 60 minutos de prosa.

O papo começou com um histórico da carreira de Andrea, e a enumeração de motivos pelos quais a executiva optou por ir para a empresa, cinco anos atrás. "A Natura tem uma história de 50 anos, que é infinitamente maior do que eu. Eu fiz essa escolha muito em função dos valores que via representados na Natura: sua atuação social, empresarial, seu olhar questionador sobre o mundo, seu olhar para a sustentabilidade, o conceito de interdependência, sua rede de quase dois milhões de pessoas que têm seu ganha pão muitas vezes vindo apenas dessa rede de valor compartilhado", disse Andrea.

"Acho que hoje, depois de cinco anos na empresa, sou uma profissional com outro calibre. Sou capaz de entender uma série de coisas e estou próxima de uma versão muito mais verdadeira de mim mesma. A Natura tem princípios que só pude entender visceralmente convivendo com o Luiz Seabra. Ele despertou meu olhar para dizer a verdade, sempre", completou a executiva. "Já o Guilherme (Leal) me traz reflexões e uma inquietação em relação ao estado das coisas quando elas não são justas ou não são o que deveriam ser; e o Pedro (Passos) me ensina sobre a necessidade do aterrizar. Então, tem sido uma jornada muito desafiadora, mas muito legal".

A dupla também passou pela campanha de Dia dos Pais de Natura Homem, que trouxe o Thammy (leia mais aqui). "A marca fala sobre a 'nova masculinidade' há mais de 25 anos. Nós retomamos mais fortemente essa agenda há uns três anos. Você só consegue engatar de forma legítima em um assunto que é importante para a sociedade quando você tem lastro, não dá para ser banal, escolher uma causa para chamar de sua, panfletar de forma gratuita", comenta Andrea.

"Estamos sendo coerentes? Estamos sendo consistentes? Não estamos banalizando ou sendo oportunistas ou superficiais? Se as respostas forem sim para essas questões, está tudo certo. Lembrando que está nas crenças fundadoras da Natura a diversidade".

Andrea também conta sobre como a empresa enfrentou e continua enfrentando a pandemia.

Isso tudo e muito mais. Vai perder? Nunca!

E não deixe de se inscrever no canal do Clube no YouTube.

Semana que vem tem mais.

Aproveite e espie vídeos anteriores:

Fernando Machado, CMO global do Burger King, aqui.

Danielle Bibas, vice-presidente de marcas, comunicação e cultura corporativa da Avonaqui.

- Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da PepsiCo Foods, divisão de Snacks, aqui.

Frank Pflaumer, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, aqui.

Ricardo Dias, então vice-presidente de marketing da Ambev, aqui.

Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, aqui.

Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo, aqui.

Fred Battaglia, diretor de brand marketing communication para a América Latina da Fiat Chrysler Automobiles (FCA).

Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour, aqui.

Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados da Globo, aqui.

Igor Puga, diretor de marketing do Santander, aqui.

Paula Costa, vice-presidente de marketing da Diageo, aqui.

Alexandre Bouzahead de O Boticário, aqui.

Patricia Pessoa, diretora de marketing & communications da Samsung, aqui.

Fernando Julianelli, então CMO da Mitsubishi Motors, aqui.

Pethra Vargas, diretora global de marketing da XP, aqui.

Fernanda Romano, diretora de marketing e inovação da Alpargatas (Havaianas, Mizuno e Osklen)aqui.

Patricia Santos, fundadora e CEO do Empregue Afro, aqui.

Flavia Verginelli, diretora de produtos e soluções do Google, aqui.

Débora Nitta, diretora de global customer marketing para América Latina do Facebook, aqui.

Eliana Cassandrehead de marketing do Grupo Petrópolis, aqui.

Cris Duclos, vice-presidente de marketing Latam da Electrolux, aqui.

Clube Conversa