Clube Conversa

Ana Paula Rodrigues (Magalu) em papo com Joanna Monteiro

18.12.20

O espaço Clube Conversa traz Joanna Monteiro, presidente do Clube de Criação, em um bate-papo com Ana Paula Rodrigues, diretora de marketing do Magazine Luiza. A troca de ideias, que se estendeu por mais de 50 minutos, aconteceu via Zoom e está disponível no canal TV Clube de Criação, no YouTube.

No último Clube Conversa do ano, Ana Paula contou um pouco de sua trajetória de 17 anos no Magalu, onde entrou recém formada em Publicidade. Naquela época, a rede ainda estava sediada em Franca e tinha 100 lojas. Ana Paula entrou como assistente de marketing quando Frederico Trajano, atual CEO, era diretor de marketing.

Na empresa, cresceu, evoluindo junto com a companhia. Passou a coordenadora, depois gerente até chegar a diretora de marketing. Ana Paula destaca sua mudança para São Paulo, em 2010. Este período foi um divisor de águas. “Abrimos capital e tudo mudou. Foi uma evolução em todos os sentidos”.

Ana Paula costuma dizer que trabalhou em várias empresas dentro de uma só. Isso porque o Magalu passou por grandes mudanças ao longo do tempo. Implantou o e-commerce, iniciou seu processo de transformação digital, lançou seu app, comprou negócios. Hoje, a rede reúne mais de mil lojas. E o e-commerce representa mais de metade das vendas. “Estamos no momento de digitalizar o Brasil. Acreditamos que inclusão social passa por inclusão digital”, afirma.

O digital, neste ano, fez realmente diferença na vida das pessoas. Para gerar renda, trabalhar, ter aula, vender. Ana Paula diz que, pelo fato de estar com uma estratégia bastante alinhada do ponto de vista digital, a pandemia não afetou a empresa como ocorreu com outras companhias.

Mesmo neste ano tão complexo, a companhia inovou. Ana Paula enumera os lançamentos do "Parceiro Magalu" (plataforma para pequenas empresas e autônomos, que ajudou a gerar renda para pequenos negócios), do "Venda Remota", e da categoria “Mercado", no site e app.

Na conversa, fala do surgimento da Lu, a influenciadora digital da rede. Ela nasceu pouco depois do lançamento do e-commerce. “Ela foi criada para humanizar o atendimento, que era digital”. Lu também evoluiu com a marca. Ela ganhou um canal no YouTube para desmistificar e democratizar a tecnologia.

Em 2013, a personagem entrou em um comercial. Atualmente, tem 20 milhões de seguidores em todas as redes sociais. “Hoje, a Lu é uma influenciadora virtual, dá voz às atitudes da marca, ajuda a construir nossa imagem de plataforma digital com pontos físicos e calor humano. Apesar de não ser humana, ela traz uma experiência humanizada. As pessoas têm confiança nela”.

Outros assuntos do bate-papo foram a abertura de inscrições para candidatos negros para o programa de trainee 2021, que gerou elogios e críticas (leia aqui), e a influência de Luiza Trajano, que é hoje presidente do conselho. Ana Paula ressalta que ela quebrou muitos paradigmas. Luiza abriu o Mulheres do Brasil, que é gigantesco e endereça pautas importantíssimas, como a luta contra a violência doméstica - o Magalu implantou um Disque Denúncia. Ana Paula completa afirmando que Luiza é admirada pelo que fez e faz pela empresa, e também pelo que faz pelo Brasil.

Isso tudo e muito mais você pode assistir no vídeo. Vai perder?

E não deixe de se inscrever no canal do Clube no YouTube.

Aproveite e veja entrevistas anteriores:

Fernando Machado, CMO global do Burger King, aqui.

Danielle Bibas, vice-presidente de marcas, comunicação e cultura corporativa da Avonaqui.

- Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da PepsiCo Foods, divisão de Snacks, aqui.

Frank Pflaumer, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, aqui.

Ricardo Dias, então vice-presidente de marketing da Ambev, aqui.

Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, aqui.

Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo, aqui.

Fred Battaglia, diretor de brand marketing communication para a América Latina da Fiat Chrysler Automobiles (FCA).

Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour, aqui.

Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados da Globo, aqui.

Igor Puga, diretor de marketing do Santander, aqui.

Paula Costa, vice-presidente de marketing da Diageo, aqui.

Alexandre Bouzahead de O Boticário, aqui.

Patricia Pessoa, diretora de marketing & communications da Samsung, aqui.

Fernando Julianelli, então CMO da Mitsubishi Motors, aqui.

Pethra Vargas, diretora global de marketing da XP, aqui.

Fernanda Romano, diretora de marketing e inovação da Alpargatas (Havaianas, Mizuno e Osklen)aqui.

Patricia Santos, fundadora e CEO do Empregue Afro, aqui.

Flavia Verginelli, diretora de produtos e soluções do Google, aqui.

Débora Nitta, diretora de global customer marketing para América Latina do Facebook, aqui.

Eliana Cassandrehead de marketing do Grupo Petrópolis, aqui.

Cris Duclos, vice-presidente de marketing Latam da Electrolux, aqui.

Andrea Alvares, vice-presidente de marca, inovação, internacional e sustentabilidade da Natura, aqui.

- Poliana Sousa, vice-presidente de marketing da Coca-Cola Brasil, aqui.

Samantha Almeida, head do Next, do Twitter, aqui.

- Susana Barbosa, diretora editorial da Elle Brasil, aqui.

Clube Conversa